Governo mantem proporção de biodiesel para o resto de 2022

jan - 27
2022

Governo mantem proporção de biodiesel para o resto de 2022

O governo brasileiro sancionou uma medida para reduzir o teor obrigatório de biodiesel no diesel para 10% para este ano – um revés para os produtores de biocombustíveis e oleaginosas.

O Brasil deveria adotar uma mistura de 14% de biocombustível no diesel a partir de março, mas seu Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu manter um teor de 10% devido aos altos preços da soja e seu potencial impacto no preço final do diesel.

Em setembro, o CNPE reduziu o requisito mínimo de teor de biocombustível para 10% do requisito de 13% inicialmente planejado para 2021, informou. Apesar da decisão do CNPE, associações nacionais de biocombustíveis e esmagadores de soja fizeram lobby contra a redução da exigência mínima de biodiesel.

Francisco Turra, presidente do conselho do lobby de biocombustíveis Aprobio, disse à Reuters que o presidente “certamente mudará sua postura” assim que souber das repercussões da medida, enquanto também espera que os legisladores da bancada do biodiesel ajam sobre ela. No entanto, o governo Bolsonaro confirmou que o teor de biocombustíveis será reduzido para 10% ao longo de 2022, já que a inflação do combustível prejudicou a popularidade do presidente.

A soja representa cerca de 75% do teor de biodiesel.

Fonte : Governo Federal