Bobcat lança minicarregadeira elétrica

jan - 12
2022
Bobcat-T7X nova minicarregadeira elétrica

Bobcat lança minicarregadeira elétrica

A Doosan Bobact revelou um novo veículo elétrico literalmente inovador: o que afirma ser o primeiro veículo completo do mundo minicarregadeira elétrica.

Bobcat T7X é uma minicarregadeira de esteiras compacta que a empresa americana mostrou na recente feira de tecnologia CES em Las Vegas. Ela se junta a uma escavadeira elétrica maior, na crescente linha de máquinas industriais de emissão zero da empresa.

A nova máquina é alimentada por uma bateria de íon de lítio de 62 kWh, que permite cerca de quatro horas de funcionamento contínuo apenas com eletricidade – ou o suficiente para um dia inteiro, devido às pausas geralmente envolvidas no trabalho de escavação e carregamento.

O T7X também usa atuadores e motores elétricos no lugar do sistema hidráulico que normalmente alimenta os braços de carregamento. Isso também significa que ele usa significativamente menos fluido do que uma miniescavadeira comum: a Bobcat afirma que precisa de 0,9 litros de refrigerante ecológico, em comparação com os 259 litros usados ​​por uma minicarregadeira diesel/hidráulica comum.

Como é tradicional em veículos elétricos, o trem de força elétrico oferece potência instantânea e torque total, economizando o tempo normalmente necessário para aumentar a pressão hidráulica e facilitando as manobras no local. Outro benefício que a operação silenciosa da máquina oferece permitirá que ela seja usada em áreas sensíveis ao ruído, enquanto a Bobcat também reivindica custos de operação substancialmente mais baixos. O T7X também foi desenvolvido com software inteligente para que seu desempenho possa ser ajustado para uma variedade de situações de trabalho, permitindo velocidade variável de acionamento e similares.

A Bobcat lançará o T7X com uma variedade de acessórios elétricos para permitir tarefas específicas, incluindo um trado elétrico para cavar buracos, uma vassoura angular para varrer e uma garra para movimentar materiais.

A Bobcat não deu nenhuma indicação de preço para o T7X, quando estará disponível ou se será oferecido fora dos EUA. A empresa sediada em Dakota do Norte, de propriedade do grupo coreano Doosan, tem uma operação européia baseada na República Tcheca.

Embora a máquina seja a primeira minicarregadeira totalmente elétrica, outras empresas desenvolveram outros veículos industriais elétricos. A empresa britânica JCB já oferece uma pequena escavadeira elétrica, por exemplo, e também está trabalhando na tecnologia de hidrogênio para veículos maiores.

Fonte : Assessoria Imprensa