DENSIDADE MATERIAIS (TABELAS)

Uma das maneiras que se usa no dia a dia para poder ilustrar a densidade, é através da observação de qualquer coisa que flutue ou se afunde num determinado líquido.

Usemos a água como exemplo.

Se um objeto tem menos densidade que o líquido onde se encontra, flutuará. Porém, se o objeto tem mais densidade, afundará.

Por esse motivo é que uma âncora, que possui muita densidade, ou seja, possui uma grande quantidade de massa em pouco volume, afunda de maneira rápida; no entanto uma caixa de plástico, que possui pouca massa e grande volume, flutua e não se afunda facilmente na água.

Quando se vai orçar uma escavação, é necessário saber que tipo de material será escavado. O custo do metro cúbico de escavação depende diretamente do grau de compacidade do material, pois quanto mais fácil for a atividade de remoção, mais barato será o custo da escavação.

É intuitivo perceber que escavar solo é mais fácil, e barato, do que escavar um terreno compacto e duro, e escavar rocha é mais caro ainda.

Para evitar trabalhar com conceitos muito subjetivos, convenciona-se classificar o material escavado em três categorias:

1ª Categoria

Compreende os solos em geral, residuais ou sedimentares, seixos rolados ou não, com diâmetro máximo e inferior a 0,15 m, qualquer que seja o teor de umidade apresentado. O processo de extração é compatível com a utilização de escavadeiras, tratores de esteiras e “scrapers” rebocado ou motorizado.

2ª Categoria

Compreende os de resistência ao desmonte mecânico inferior à da rocha não alterada, cuja extração se processe por combinação de métodos que obriguem a utilização do maior equipamento de escarificação exigido contratualmente; a extração eventualmente poderá envolver o uso de explosivos ou processo manual adequado. Como exemplo temos os solos sedimentares em processo adiantado de rochificação e as rochas em processo adiantado de deterioração. Compreende blocos de rocha de volume inferior a 2 m³ e os matacões ou pedras de diâmetro médio compreendido entre 0,15 m e 1,00 m.

3ª Categoria.

Compreende os materiais com resistência ao desmonte mecânico equivalente à rocha não alterada, e blocos de rocha com diâmetro médio superior a 1,00 m, ou de volume igual ou superior a 2 m³, cuja extração e redução, a fim de possibilitar o carregamento, se processem com o emprego contínuo de explosivos. 

Ao lado as tabelas de densidade dos materiais.

Fale com o Whatsapp