Komatsu e Senai promovem parceria para formação de mecânicos

jun - 22
2021
komatsu mineração

Komatsu e Senai promovem parceria para formação de mecânicos

As formações acontecem nos municípios de Parauapebas, no Pará, Itabira e Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais

A Komatsu e o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) realizam uma parceria para o Programa de Imersão Komatsu, iniciativa que teve início em 2019 e, em 2021, capacitará 100 jovens para a função de mecânico de manutenção de equipamentos de mineração.

Realizado nos municípios de Parauapebas, no Pará, Itabira e Conceição do Mato Dentro, ambos em Minas Gerais, o Programa de Imersão é uma iniciativa direcionada a jovens formados em cursos técnicos e que buscam conhecimentos específicos e um diferencial técnico no mercado de trabalho.

Antes de iniciar o curso, os jovens passam por um processo seletivo, que inclui análise de histórico escolar, dinâmica de grupo e entrevistas. O conteúdo total da formação tem 470 horas, distribuídas em quatro meses de curso.

Entre as disciplinas estão segurança aplicada, literatura técnica, inglês técnico, trem de força, hidráulica, eletricidade, manutenção preventiva, remoção e instalação de componentes e outras. Itabira teve início de uma turma em maio e, em junho, Parauapebas e Conceição do Mato Dentro dão início às aulas. Todas com término previsto para o segundo semestre.

“Para nós, é uma maneira de contribuir socialmente com as comunidades nas quais atuamos”, destaca o diretor de Operações e Suporte ao Produto, Ricardo Alexandre.

“Vários líderes da Komatsu tiveram seu início em programas com o mesmo perfil e acreditamos muito no poder transformador da educação, o maior legado para o desenvolvimento sustentável da sociedade”, completa. Ao longo da formação, os alunos recebem uma bolsa de estudos e, ao término do curso, os jovens profissionais estarão aptos a se candidatar para vagas da própria Komatsu, bem como de outras empresas do segmento de mineração.

“Colocamos nossa estrutura à disposição para preparar esses futuros profissionais de acordo com a realidade e demandas da indústria,” afirma o diretor regional do SENAI/PA e superintendente do SESI/PA, Dário Lemos.

Fonte: Assessoria de Imprensa