Carregadeira L60F: Características e Aplicações

abr - 15
2021
L60 Volvo

Carregadeira L60F: Características e Aplicações

A utilização de máquinas em operações pesadas não é algo recente. Na realidade, há décadas diversos segmentos do mercado se beneficiam com a utilização de caminhões e, principalmente, dos equipamentos da chamada “linha amarela”, os quais oferecem diferenciais importantes, como robustez, força e alta durabilidade.

Em um contexto de operações extremas, que exigem maquinário especial e adequado, a escolha do equipamento é primordial para o alcance de melhores resultados, para o aumento da produtividade e, ainda, para a equalização dos custos operacionais.

Nesse sentido, a Carregadeira L60F se destaca no mercado de máquinas pesadas, agregando uma série de benefícios e diferenciais às operações em que está inserida. Para comprovar isso e apresentar esse robusto equipamento, convidamos Marcos Von Glehn, Especialista de Engenharia de Aplicação Sênior da Tracbel, que se encarregou de falar um pouco mais sobre essa máquina. Acompanhe!

Quais as principais características da Carregadeira L60F?

Carregadeira Volvo L60F é uma máquina que oferece uma grande confiabilidade e disponibilidade para operar nos mais diferentes tipos de serviços. O equipamento apresenta duas características altamente valorizadas no mercado de máquinas pesadas: versatilidade e alta economia de combustível.

Para entregar essas vantagens, a carregadeira conta com:

  • motor Volvo D6E LCE3, que rende até 156hp;
  • transmissão automática Volvo HTE, com 4 velocidades à frente e 4 à ré;
  • caçamba com volume de carga de 2m³;
  • carga operacional de 3 toneladas;
  • peso operacional de 12 toneladas.

Seu DNA é de equipamentos multitarefas, ou seja, faz parte do conceito de fabricação da L60F a versatilidade, possibilitando o seu uso em trabalhos diversos, os quais podem ser executados apenas com a troca da caçamba por outro implemento, como:

  • garra de toras;
  • braço de empilhadeira;
  • caçamba para materiais leves;
  • braço para movimentar cargas e outros.

Com isso, a L60F atende com extrema eficiência as necessidades de pequenas unidades industriais, fazendas ou areeiros.

As carregadeiras da Volvo contam com suportes tecnológicos como o Volvo Care Track, sistema satelital e GSM, que permite acompanhar a movimentação do equipamento em qualquer lugar do mundo, verificando seu status, localização, análise de falhas e, caso necessário, até intervir e executar alguns reparos remotamente.

Aliado a isso, a Carregadeira L60F conta com monitoramento da Volvo por meio do Volvo ACD, um sistema proativo que emite e envia relatórios de falhas tanto ao cliente como aos dealers, podendo reduzir o tempo de parada ou alertar antes que ocorra um dano maior.

Quais são as suas principais aplicações?

A L60F é mais voltada para aplicações na indústria de beneficiamento e/ou qualquer operação em que exista a necessidade de realizar movimentações de materiais a granel. O modelo também é utilizado em operações como máquina de apoio na manutenção da preservação de estradas e caminhos.

Ela pode vir equipada com sistema de troca de acessórios e de implementos, o que permite uma gama ampla de aplicações, seja na movimentação de materiais a granel ou mesmo de bens acabados, como pallets em cerâmica, pallets com artefatos de concreto e outros.

De maneira geral, a Carregadeira L60F é ideal para aplicações na:

  • mineração;
  • indústria;
  • construção civil;
  • pedreiras;
  • locação;
  • fazendas.

Quais os diferenciais da L60F quando comparada a outras carregadeiras?

Inicialmente, um dos diferenciais da L60F, de acordo com Marcos Von Glehn, está no cinematismo do braço, o que é chamado de Torque Paralelo, ou simplesmente “TP”. Isso é o que permite o uso de acessórios com segurança, pois o movimento de elevação do braço mantém o acessório ou caçamba sempre paralelo em relação ao solo, dando estabilidade às cargas e evitando perda/contaminação de material durante o transporte ou sua elevação da carga.

Além disso, o conforto e a segurança são outros dois fatores predominantes da L60F. Sua cabine tem alta visibilidade, um nível de ruído de apenas 68 dB e um sistema de ar-condicionado quente e frio duplamente filtrado, que aliados à baixíssima vibração que o operador recebe, refletem em mais bem-estar, produtividade e segurança.

O especialista Marcos ainda destaca que as pás carregadeiras Volvo têm índices de reciclabilidade de até 95%, o que é um diferencial importante do ponto de vista da sustentabilidade. Para as manutenções, utilizam acoplamentos com mangueiras que evitam a perda de fluídos durante as trocas:

  • nos eixos, tanque de diesel, óleo da transmissão e tanque do óleo hidráulico utilizam filtros que reduzem a névoa de óleo no ambiente;
  • tanque hidráulico e os eixos têm sistemas de bloqueio de vazamentos caso o equipamento venha a tombar;
  • os motores utilizam sistemas de recirculação de partículas de óleo do motor.

A marca Volvo é reconhecida mundialmente pela segurança, qualidade e respeito pelo meio ambiente. Antes mesmo de o Brasil adotar padrões de níveis de emissões, os equipamentos Volvo comercializados já atendiam normas internacionais. Hoje seguem os programas do governo brasileiro Proconve Mar-1 — equivalentes ao EU Directive 97/68/EC Stage 3A e/ou US EPA Tier 3.

Qual o máximo de produtividade e tempo de máquina disponível?

A produtividade da máquina está diretamente associada às condições e ao tipo de trabalho executado pelo equipamento. O que a Volvo L60F apresenta é operação em ciclos de trabalhos curtos e rápidos, aliados ao conforto do equipamento, o que é benéfico para o operador e para a máquina, já que isso reduz a fadiga, ao mesmo tempo que garante uma operação constante durante toda a jornada de trabalho.

Dada a alta qualidade e confiabilidade mecânica, os intervalos de manutenções são estendidos nos equipamentos Volvo, que ainda contam com opcionais que otimizam esse atributo, como o sistema de lubrificação automática e o abastecimento rápido. Tudo isso para garantir uma disponibilidade ainda maior do equipamento.

Os dealers Volvo, como é o caso da Tracbel, ainda podem oferecer programas de manutenção diferenciados aos clientes, garantindo que o foco esteja no negócio, e não nos equipamentos. 

Por fim, como se percebe, a Carregadeira L60F desponta como uma máquina de altíssima eficiência e utilidade em diferentes aplicações. Apoiada em toda a confiabilidade, robustez e sustentabilidade dos equipamentos Volvo, esse é mais um exemplo de produto que vale o investimento e que é capaz de gerar um retorno positivo com mais produtividade, segurança e economia.

Quer aproveitar todos os diferenciais e vantagens que a L60F é capaz de agregar às operações da sua empresa? Entre em contato com a Tracbel e saiba como podemos auxiliar!

Fonte: Tracbel