Volvo faz aliança com Isuzu, gigante japonesa em caminhões leves e médios

nov - 03
2020
isuzu-volvo-strategic-alliance

Volvo faz aliança com Isuzu, gigante japonesa em caminhões leves e médios

Os acordos incluem a aquisição da japonesa UD (ex-Nissan Diesel Motors) pela Isuzu Motor Trucks do Grupo Volvo por um valor empresarial de equivalente a R$ 13 bilhões

O Grupo Volvo e a Isuzu Motors assinaram na semana passada acordos para formar uma aliança estratégica dentro de veículos comerciais para capturar as oportunidades.

Os acordos incluem a aquisição da japonesa UD (ex-Nissan Diesel Motors) pela Isuzu Motor Trucks do Grupo Volvo por um valor empresarial de equivalente a R$ 13 bilhões. A transação está sujeita a certas condições, incluindo a aprovação de autoridades regulatórias.

Segundo o Grupo Volvo e a Isuzu Motors, a aliança é para construir uma relação robusta e de longo prazo que irá abranger, mas não se limitar a:

  • Formar uma parceria de tecnologia, com o objetivo de alavancar as áreas de especialização complementares das partes em tecnologias novas e criar uma base de volume maior para apoiar os investimentos em tecnologia de classe mundial. A parceria de tecnologia abrange:
  • Desenvolvimento conjunto pela Isuzu Motors e UD Trucks de plataformas comuns para modelos de caminhões médios e pesados para o Japão e outros mercados asiáticos, utilizando, entre outras tecnologias do Grupo Volvo.
  • Cooperação prevista em novas tecnologias, como direção autônoma, conectividade e veículos elétricos médios e pesados. Vale lembrar que o Grupo Volvo fez este ano uma alinha com a Daimler Trucks para produção de trem de força de célula de combustível alimentada por hidrogênio.
  • Criar as melhores condições de longo prazo para um negócio de caminhões pesados mais forte para a UD Trucks e a Isuzu Motors em todos os mercados internacionais, transferindo a propriedade de todos os negócios da UD Trucks do Grupo Volvo para a Isuzu Motors. Isso vai acelerar o crescimento, aproveitando maiores volumes e recursos complementares, criando sinergias significativas para a Isuzu Motors.
  • Explorar outras oportunidades para uma colaboração ainda mais ampla e profunda dentro dos negócios de veículos comerciais em áreas geográficas e linhas de produtos para futuras soluções de logística urbana. A Isuzu Motors é uma das líderes mundiais no segmento de caminhões leves e médios com PBT de 3,5 a 15 tonelidadas, com volumes de 252 mil unidades em 2019.

O Grupo Volvo e a Isuzu Motors estabelecerão um Escritório de Aliança Conjunta, com instalações no Japão e na Suécia, que será supervisionado por um Conselho da Aliança composto pelo Presidente da Isuzu Motors, o CEO do Grupo Volvo e outros executivos importantes dos dois grupos.

Acordo – O Volvo Group e a Daimler Truck assinam um acordo para desenvolver, produzir e comercializar sistemas de células de combustível para caminhões pesados, além de outras aplicações. O objetivo é levar a nova empresa à liderança mundial de células de combustível.

No acordo, o Grupo Volvo irá adquirir 50% de participações na Daimler Truck Fuel Cell por aproximadamente 600 milhões de euros. A conclusão da transação está prevista para o primeiro semestre de 2021.

“No futuro, o mundo será alimentado por uma combinação de veículos elétricos a bateria e a células de combustível, juntamente com outros combustíveis renováveis”, diz Martin Lundstedt, CEO do Volvo Group. “E a formação dessa empresa comum para células de combustível é um passo importante na formação do mundo em que queremos viver.”

Fale com o Whatsapp