SEGURANÇA NO CARREGAMENTO DE CAMINHÕES BASCULANTES

out - 25
2020
carregamento basculante

SEGURANÇA NO CARREGAMENTO DE CAMINHÕES BASCULANTES

Nas obras de terraplenagem, a operação de caminhão basculante está entre os trabalhos mais comuns, onde a rotina comum desses veículos é transportar material escavado para bota-foras. Na escavação e aterro de médio e grande porte, ou em áreas de mineração, dezenas de basculantes atendem a rotina das linhas de produção, o que requer uma disciplina de operações e procedimentos de segurança para evitar acidentes.

Os cuidados são vários e vão além das atividades de carregamento, a começar pelo preparo dos motoristas dos caminhões e operadores de escavadeiras, que precisam de treinamento para esse trabalho. As manutenções devem estar em dia e os veículos não podem apresentar vazamentos, principalmente de óleo hidráulico e do motor, para que não haja comprometimento das operações, nem risco para o meio ambiente. Qualquer óleo que escorra da máquina pode significar multa severa, por isso é necessária fiscalização assídua nesse aspecto.

As luzes de sinalização e alarmes de movimentação dos veículos também precisam estar em boas condições, para evitar acidentes. Em muitas obras, os caminhões basculantes saem do canteiro e trafegam por rodovias e centros urbanos para chegar até o destino no bota-fora, por isso devem estar bem sinalizados e enquadrados nas leis de trânsito.

O cuidado com a destinação do material, que deve ser descarregado em bota-fora legalizado, é um dos pontos fundamentais no trabalho. “O caminhão com terceiro eixo precisa estar com o peso bruto total (PBT) de 23 toneladas”, informa Mauro Sergio Lopes, gerente da PRP Transportes. “Se tiver quarto eixo, o peso deve ser de 29 toneladas”, acrescenta.

Quando a escavadeira despeja o material na caçamba, é o operador que determina o ponto de descarga e o motorista do caminhão faz as manobras para ajustar o veículo no local. “Essa regra serve também para quem opera pá-carregadeira. O operador desse equipamento precisa ter noção da manobra e da altura de despejo da caçamba. O tombamento do material é feito de maneira bem distribuída dentro da caçamba basculante do caminhão e o operador faz o nivelamento de topo da carga”, descreve Lopes.

Dessa forma, o operador saberá quantas caçambadas são necessárias para que o caminhão possa ser carregado dentro dos limites, para não trafegar com espaços vazios, nem com excesso de carga. Além dos cuidados com carregamento, deve haver uma área mínima definida pela equipe de produção da obra, para a realização dessas operações. Os raios de curva de caminhões e pás-carregadeiras precisam ser considerados, assim como os trajetos internos no canteiro de obras precisam ser definidos e bem sinalizados.

Suporte do terreno

Marcus Lacerda, consultor / instrutor da Operaction, orienta que o terreno onde são efetuados os carregamentos de material tenha suporte suficiente para que o caminhão carregado realize manobras sem o perigo de atolar ou tombar. “A sustentação do terreno é imprescindível para uma boa operação. Solos que não apresentam as características de dureza e compactação adequadas podem ser os grandes responsáveis por acidentes de tombamento ou atolamento dos veículos. Uma preparação adequada do solo evitará a perda de material transportado e reduzirá drasticamente o número de acidentes”, explica.
Caso seja utilizado rachão para reforçar os pontos de circulação do caminhão, ele deve ser recoberto com bica corrida, para não agredir os pneus. “Determinar e respeitar os procedimentos de segurança durante os trajetos de transporte de carga são fundamentais para atingir a máxima produtividade. Além disso, contribui para a redução de acidentes envolvendo os profissionais presentes no processo. É necessário compreender todos os obstáculos presentes no trajeto como redes elétricas aéreas ou subterrâneas, redes de água e esgoto e drenagem fluvial”, enumera Lacerda.
De acordo com ele, todo material que não for bem acomodado na caçamba do caminhão pode causar problemas, contudo as cargas de solo mole são as mais perigosas, pois se movimentam na caçamba e podem inclusive tombar um caminhão. Os cuidados com o descarregamento também são fundamentais, porque envolvem a operação de ré dos caminhões. “O motorista deve conhecer os limites do seu equipamento e realizar uma operação segura em qualquer tipo de situação. Mais importante que ter um tempo de ciclo curto é observar e zelar pela segurança”, finaliza.
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