Como a escolha do óleo diesel influencia no consumo de combustível

out - 10
2020
consumo óleo diesel

Como a escolha do óleo diesel influencia no consumo de combustível

Além de adotar práticas de condução que levarão a redução dos desperdícios de combustível, há vários outros itens que podem influenciar no consumo que você precisa rever na sua frota de maquinas, o óleo diesel é um deles.

O que muita gente não sabe sobre o diesel é que existem fatores que podem prejudicar sua performance.

Tão importante quanto comprar bem é utilizar bem. E é sobre a qualidade e importância do óleo diesel que vou te falar nesse texto. Acompanhe para saber como reduzir o consumo utilizando bem o combustível.

Porque o óleo diesel tem que ser de qualidade?

Averiguar a qualidade do combustível é fundamental para que suas maquinas, caminhões ou ônibus terem vida longa e operarem sem desperdiçar combustível. Quem vive nesse meio sabe, é preciso avaliar muito bem cada item utilizado no equipamento. Eles podem desgastar mais as peças, gastar mais combustível e gerar diversos outros problemas.

O óleo diesel deve estar limpo e isento de materiais ou partículas, como água, ferrugem, poeira, barro, etc. Com o tempo, estas substâncias reduzem a vida útil dos filtros das maquinas, caminhões e ônibus, pois prejudicam o funcionamento dos motores.

Além da qualidade, fique atento aos preços. Se aparecer uma oferta do óleo diesel por um preço muito abaixo do mercado, desconfie. Não compre óleo diesel de qualquerfornecedor. Seja criterioso na sua escolha.

Não existe fórmula mágica. Um bom veículo precisa de um bom óleo diesel. Buscar esse tipo de economia pode aumentar e muito os seus custos de manutenção e de consumo. Sem mencionar o impacto ambiental.

Benefícios do óleo diesel aditivado

Como uma opção ao diesel comum (S500), há o óleo diesel aditivado (S10). Ele é acrescido de substâncias que melhoraram o rendimento e conferem propriedades de proteção e limpeza para o sistema de alimentação do veículo, desde o tanque até os bicos injetores.

Este tipo de combustível tem propriedades químicas que conservam a vida útil das peças, auxiliando na preservação e manutenção do motor para um desempenho melhor, aumentando a durabilidade.

O diesel aditivado geralmente tem valor mais alto que o diesel comum, agora, se preferir, tem a opção de comprar aditivo e misturar ao combustível, tem opções bem legais no mercado que saem com um custo bom.

É importante avaliar o custo-benefício das duas opções e verificar qual se enquadra melhor na sua operação. Mas já te adianto que são alternativas bem interessantes que ajudam na redução do consumo de combustível.

Dicas de Abastecimento

Além de escolher um óleo diesel de qualidade, é extremamente importante adotar algumas práticas para o abastecimento, são dicas simples que farão com que o consumo do veículo melhore. Veja só!

1. Tente fazer compras combinadas

Comprar produtos diferentes do mesmo fornecedor te dará um poder de barganha melhor.

2. Se o abastecimento for interno, analise o volume físico do diesel no recebimento do fornecedor

A densidade do diesel pode variar de acordo com a temperatura ambiente, isso pode provocar uma diferença entre o volume despachado e o recebido.

3. Programe os abastecimentos para o período da tarde ou noite

Funciona assim: quando a temperatura aumenta, o combustível se expande e a mesma massa ocupa um volume maior. E quando esfria, suas moléculas ficam mais concentradas, ocupando menor espaço. Assim, quanto mais massa tiver no tanque, mais quilômetros ele vai rodar.

4. Padronize o desarme na bomba

Em temperaturas climáticas elevadas, ao abastecer, o combustível gera várias reações no tanque, normalmente o nível de espuma aumenta, por isso a importância de aproveitar o período da noite. Mas se não for possível, padronize o desarme da bomba, assim terá uma média mais correta ao comparar os veículos.

A redução dos desperdícios de diesel implica, basicamente, em usar de forma correta os recursos, que vão levar a uma redução significativa de combustível.

Fale com o Whatsapp