Dicas para operações seguras com Maquinas Pesadas

out - 07
2020
dicas maquinas pesadas

Dicas para operações seguras com Maquinas Pesadas

A terraplanagem é uma importante etapa preliminar de qualquer obra. É a partir desse processo que o solo passa a estar preparado para receber as fundações e toda a estrutura que será construída. 

Esse procedimento faz A uso de máquinas como pá-carregadeira, retroescavadeira, motoniveladora, entre outras e, para garantir a segurança dos profissionais na operação desse maquinário, padrões e normas de segurança foram estabelecidos. Então, confira agora quais são essas normas e quais cuidados deve ter com a sua equipe no desempenho da terraplanagem

Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho 

O primeiro passo para execução da sua obra e passar todo o projeto pela avaliação de risco, a partir dela serão expostos: 

a) identificação dos perigos; 

b) estimativa do risco a partir de cada perigo, considerando a probabilidade e a gravidade do risco;

c) decisão se o risco é tolerável. 

Posteriormente, é criado um processo para implantar um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, aplicável para a realidade daquela determinada obra. Isso é feito já levando em consideração todas as normas de segurança vigentes. 

Conheça as duas principais que você deve ter em mente quando o assunto é terraplanagem:

NR nº11 – Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio 

De acordo com a Norma Regulamentadora nº 11 são estabelecidos os seguintes critérios e padrões de segurança:

  • Os profissionais e operadores de máquinas e equipamentos devem usar em um lugar visível, durante toda a rotina de trabalho, um cartão de identificação com foto e nome. O mesmo deve ter válida máxima de um ano. 
  • Poços de elevadores e monta-cargas deverão ser cercados, em toda sua altura. Exceto as portas ou cancelas. 
  • Quando a cabina do elevador não estiver ao nível do pavimento, a abertura deverá estar protegida por corrimão ou outros dispositivos. 
  • Os equipamentos utilizados na movimentação de materiais, tais como ascensores elevadores de carga, guindastes, esteiras-rolantes, etc. serão calculados e construídos de maneira que ofereçam as necessárias garantias de resistência e segurança. Além de conservados em perfeitas condições de trabalho.
  • Os carros manuais para transporte devem possuir protetores das mãos. 
  • Nos equipamentos de transporte com força motriz própria o operador deverá receber um treinamento específico, dado pela empresa, para assim habilitá-lo para o exercício dessa função. 
  • Além disso, operadores de equipamentos de transporte motorizado deverão ser habilitados e só poderão dirigir se portarem um cartão de identificação, com o nome e fotografia, em lugar visível, conforme descrito anteriormente. 
  • Os equipamentos de transporte motorizados deverão possuir sinal sonoro (buzina). 
  • Os transportadores industriais deverão ser continuamente inspecionados e as peças defeituosas devem ser imediatamente substituídas. 
  • Os locais fechados ou com pouca ventilação, com a emissão de gases tóxicos por máquinas transportadoras, deverá ser controlada para evitar concentrações, no ambiente de trabalho, acima dos limites permissíveis. Em locais fechados e sem ventilação, é proibida a utilização de máquinas transportadoras, movidas a motores de combustão interna, salvo se providas de dispositivos neutralizadores adequados.

NR nº12 – Máquinas e equipamentos 

Especificamente em relação ao manuseio de máquinas e prevenção de acidentes de trabalho com elas, a Norma Regulamentadora nº 12 prevê normas de segurança e higiene em relação à instalação, manutenção e operação de maquinário. Para isso, trabalha os seguintes aspectos:

  • Delimita áreas de circulação, distâncias e espaços em torno de máquinas e equipamentos.
  • Determina que máquinas e equipamentos com acionamento repetitivo, que não tenham proteção adequada, devem ter dispositivos apropriados de segurança para o seu acionamento.
  • Nas áreas de trabalho com maquinário devem permanecer apenas o operador e as pessoas autorizadas. Além disso, os operadores não podem se afastar das áreas de controle das máquinas sob sua responsabilidade, quando em funcionamento. 
  • Maquinário que utilizar energia elétrica fornecida por fonte externa deve possuir chave geral. A mesma precisa estar em local de fácil acesso e acondicionada em caixa que evite o seu acionamento acidental e proteja as suas partes energizadas. 
  • Por fim, enquanto os equipamentos estiverem em operação é fundamental a utilização de sinalização de advertência sobre os botões de acionamento. 

Segurança para máquinas e seus operadores 

Quando o assunto é segurança, seja em terraplanagem ou na utilização de qualquer outra máquina, você não pode perder de vista o bem-estar dos seus operadores e também o pleno funcionamento seu maquinário. 

Por isso, é tão importante seguir as normas regulamentadoras vigentes. Além disso, uma medida extra de segurança, e ainda assim fundamental, são os seguros para máquinas e equipamentos e também em seguro para seus profissionais. 

Com os seguros você garante que não terá prejuízo com as suas máquinas, seja no transporte, no uso, ou até mesmo em um imprevisto mais sério, como um furto. O mesmo vale para os seus profissionais, que trabalham com segurança e satisfação quando estão segurados. Para isso, conte com a CGF. Nossa especialidade são os seguros de máquinas e equipamentos com preços e condições de pagamentos diferenciadas. 

Finalmente lembramos que um bom treinamento é essencial para o exercício de qualquer função. Quanto mais treinamento, mais qualificado estará o profissional para prestar um serviço de excelência. Afinal, como você poderá cobrar um bom desempenho de alguém se essa pessoa não sabe o que fazer?

Seu operador esta precisando de um treinamento com certificação?

visite agora www.operaction.com.br