5 Dicas para ser um bom operador de escavadeira

abr - 01
2020
dicas de escavadeiras

5 Dicas para ser um bom operador de escavadeira

A escavadeira é uma máquina pesada muito utilizada em construção de obras ou no campo, para escavar ou mover objetos pesados. Ela é constituída por duas partes, uma base de condução e uma estrutura móvel com braço de lança poderoso, um acessório concebido para escavar. O operador fica dentro de uma cabine pequena ligada à base e controla o braço.

É importante ressaltar eu todos os operadores de escavadeira devem possuir um treinamento adequado para conduzi-la, pois o seu manuseio sem o conhecimento especifico pode causar acidentes. Além disso, falhar em obter esta qualificação pode resultar em um canteiro de obras que poderá fechar por causa da falta de licença do inspetor de segurança.

Confira 5 dicas para se tonar um excelente operador de escavadeira seja em obras ou no campo: 

1 – Primeiramente é necessário adquirir um bom treinamento para o manuseio do equipamento através de cursos práticos e teóricos sobre a máquina o operador ganhará familiaridade com os comandos e instrumentos. Recomendamos treinamentos de no minimo uma semana (40 horas). Só após o aprendizado correto o profissional pode utilizar a escavadeira.

2 – Uma das principais dicas é SEMPRE utilizar os equipamentos de proteção: capacetes e luvas de proteção, protetores auditivos e botas de segurança.

3 – Um bom operador de escavadeira deve ter algumas habilidades comportamentais: organização, ética, agilidade e paciência para trabalhar em equipe.

4 – É ideal que o profissional conheça bem o local que usará a máquina, sendo assim, com cautela e conhecendo bem o lugar, poderá realizar os objetivos sem imprevistos foram identificados anteriormente.

5 – Um bom operador de escavadeira deve sempre respeitar as limitações técnicas do maquinário para sua utilização com segurança. Além disso, o profissional deve sempre verificar se o equipamento está em boas condições para uso.