Como fazer um pós-venda incrível em sua oficina em 5 passos

jan - 01
2020
oficina pesados

Como fazer um pós-venda incrível em sua oficina em 5 passos

Em nosso país, empreender não é uma tarefa fácil. Além de todos os desafios de iniciar uma empresa, ficar atento à qualidade dos produtos e à satisfação de seus clientes é essencial para saber como fazer um bom pós-venda. Sim, o momento posterior à aquisição de produtos dentro de uma empresa é fundamental para fazer com que aquele consumidor se fidelize.

Em ramos em que a concorrência é muito grande, como as oficinas mecânicas, algumas atitudes relacionadas ao pós-venda com o seu cliente são ainda mais importantes. Elas promovem um crescimento saudável da sua empresa e potencializam fatores relacionados à satisfação do consumidor.

Ficou interessado em entender melhor como fazer pós-venda na sua oficina e conquistar mais clientes? Então que tal continuar a leitura e ficar atento às 5 dicas que preparamos? Confira.

1. Ouça a opinião dos seus clientes

Um dos primeiros pontos que devem ser observados por quem deseja entender como fazer pós-venda é ouvir os principais envolvidos nessa relação: os clientes. Pedir feedbacks para eles pode parecer uma técnica ultrapassada e que não traz resultados, mas, ao contrário, ela é muito efetiva e capaz de desenvolver a qualidade dos serviços prestados e potencializar lucros.

Como mencionamos, os principais envolvidos no processo de venda de produtoss ou serviços são os próprios clientes. São eles que devem dizer se o atendimento foi ou não bem-feito, se o produto oferecido atendeu às expectativas, se voltariam à oficina em outras oportunidades, entre outras questões relevantes para o negócio.

É com essas informações que você será capaz de entender perfeitamente qual é a percepção que os consumidores têm dos serviços que são oferecidos. Por isso, converse com eles após concluir uma negociação. Isso vai mostrar que você os valoriza e ainda poderá verificar com clareza os pontos positivos e os que podem ser melhorados no seu atendimento.

2. Resolva eventuais problemas de forma rápida e eficiente

Outra dica de como fazer pós-venda é entender que todos os problemas que o cliente apresenta após a utilização de seus produtos ou serviços devem ter atenção prioritária na sua empresa. Afinal, uma das sensações mais frustrantes é a de adquirir um produto com defeito e não ser bem tratado na devolução ou troca.

Se você quer se destacar em relação à concorrência e fazer fama entre os clientes de oficinas mecânicas, trate bem o freguês diante de alguma eventualidade que possa ter ocorrido. Receba-o bem, demonstre proatividade e busque uma solução eficaz e rápida para o problema.

Agindo assim, é bastante provável que você vai ganhar a confiança do consumidor, que passará a ter uma visão muito positiva da sua oficina. O resultado são indicações, fidelização e, consequentemente, melhores resultados e maiores lucros.

3. Aprenda a identificar e a antecipar necessidades

O dono de uma oficina mecânica deve ser uma pessoa muito sensível às necessidades e aos anseios dos seus clientes. Pode ter certeza de que essa é uma qualidade que vai se desenvolvendo depois de algum tempo nesse mercado.

Especialmente no pós-venda, é essencial que o empreendedor consiga entender quais são as demandas mais recorrentes dos consumidores a fim de se antecipar a elas. Por exemplo, quando você faz a troca de óleo do veículo de determinado freguês, pode enviar uma mensagem para ele como lembrete quando o período da próxima troca estiver se aproximando.

Com essas atitudes, o consumidor percebe que aquela oficina oferece um atendimento diferenciado em relação aos concorrentes e que merece a sua fidelização. Os ganhos com essas ações são incontáveis e resultam, sobretudo, na potencialização da rentabilidade do negócio.

4. Colete dados dos seus clientes

Outra dica de como fazer pós-venda é uma atitude simples e que deve ser realizada ainda com o cliente na sua oficina. Essa ação consiste na coleta de dados para a organização de um cadastro de consumidoress. Dentre as informações que você pode coletar, estão:

  • nome completo;
  • telefone;
  • endereço;
  • e-mail;
  • data de aniversário etc.

Isso promove benefícios como facilitar a comunicação e evitar que seja necessário repetir esse procedimento todas as vezes que o cliente for à empresa. Além disso, é possível utilizar esses dados para trabalhar ações promocionais.

Por exemplo, o seu freguês se sentirá muito valorizado se, no dia do aniversário dele, receber uma mensagem, por mais singela que seja. Essas atitudes causam uma proximidade maior entre as partes de uma relação de consumo, desencadeando uma fidelidade do cliente em relação ao seu empreendimento, o que significa aumentar as chances de que ele faça indicação dos seus serviços para outras pessoas.

5. Invista em brindes e benefícios

Muitos empresários deixam de oferecer brindes e benefícios aos seus clientes por acharem que os custos atrapalharão nos lucros da empresa. No entanto, poucos sabem que esse valor investido pode retornar rapidamente para a empresa na forma de novos serviços ou vendas de produtos.

Que cliente não quer fazer algum serviço no seu carro e ganhar outro? Isso é muito cômodo e ajuda a atrair mais pessoas interessadas. Por exemplo, você pode estipular que, a partir de um determinado valor gasto na sua oficina, o cliente tem direito a uma lavagem grátis.

Além disso, é possível fornecer gratuitamente adesivos ou chaveiros para quem efetua alguma compra na sua oficina. Essas pequenas práticas auxiliam na promoção de uma imagem muito positiva da sua empresa e servem até como uma propaganda involuntária. Os resultados que você alcança são o diferencial competitivo e um posicionamento especial na consciência dos consumidores.

Como você pôde perceber, saber como fazer pós-venda é fundamental para que uma oficina mecânica se desenvolva e melhore os seus resultados. O proprietário que planeja e executa bem essas estratégias consegue clientes satisfeitos e fiéis aos serviços e produtos da empresa, indicações para outras pessoas, boa fama no mercado e lucros maiores. Assim, será possível se desenvolver cada vez mais e expandir de modo muito eficiente a sua atuação.