A IMPORTÂNCIA DO CORRETO DIMENSIONAMENTO ESCAVADEIRA HIDRÁULICA

jul - 17
2019
dimensionamento escavadeira

A IMPORTÂNCIA DO CORRETO DIMENSIONAMENTO ESCAVADEIRA HIDRÁULICA

Fatores como os volumes de produção, as condições de trabalho e o tipo de material movimentado interferem no dimensionamento da frota, sempre com vista ao menor custo de operação.

Primeira etapa do processo de gestão do ciclo de vida da frota, a seleção do equipamento mais adequado à operação envolve uma série de variáveis. A primeira delas é o correto dimensionamento da máquina, um parâmetro relacionado a questões como o volume de produção necessário, o tipo de material movimentado, as distâncias de transporte envolvidas e as condições topográficas do terreno e da praça de operações.

Para as construtoras e locadoras, outro fator a se considerar é a versatilidade do equipamento em atender à demanda de futuros contratos. Mas para essas empresas, assim como no caso das mineradoras, que geralmente mobilizam a máquina em uma única frente de trabalho por toda a sua vida útil, uma das métricas mais confiáveis se baseia na avaliação financeira do bem adquirido. Nesse caso, a definição se dá em função do menor custo por produção (R$/t movimentada ou R$/m3 movimentado).

A avaliação torna-se ainda mais sensível na definição do “par” de equipamentos usados nas tarefas de carga e transporte. Como operam com caminhões rodoviários tipo 6×4 ou 8×4, bem menores que os gigantescos modelos off-road mobilizados pelas mineradoras, as construtoras convencionaram o uso de escavadeiras hidráulicas em lugar das pás carregadeiras.

Os dois tipos de equipamentos possuem suas vantagens e desvantagens (veja quadro abaixo), mas, no caso das construtoras, o que pesa a favor das escavadeiras é sua flexibilidade para uso em diferentes operações. Apesar de serem equipadas com caçambas menores que as carregadeiras, elas cumprem um tempo de ciclo menor no carregamento dos caminhões, principalmente quando trabalham numa cota acima do veículo de transporte.

Carregadeiras x escavadeiras

As carregadeiras, por sua vez, apresentam maior capacidade de carga por ciclo de trabalho, embora cumpram um ciclo mais longo que as escavadeiras. Como realizam a carga apenas de material desagregado, elas necessitam de outro equipamento para a produção do material, como trator de esteiras, por exemplo. Ponderando tais variáveis, nos canteiros de obras elas são mais mobilizadas em serviços de apoio, como pátios de centrais de concreto e de usinas de britagem. Em operações com grandes volumes de produção, entretanto, as carregadeiras podem se revelar muito produtivas no carregamento de caminhões fora-de-estrada, motivo pelo qual são muito utilizadas nesse tipo de serviço em mineradoras.

Fale com o Whatsapp