Equipamentos para obras que não podem faltar em seu trabalho

set - 07
2018
Equipamentos para obras

Equipamentos para obras que não podem faltar em seu trabalho

Apesar de cada obra ter particularidades e necessidades específicas, existe um detalhe comum à todas elas: a utilização de equipamentos corretos torna o serviço mais ágil e prático, além de os funcionários ganharem mais produtividade durante suas ações.

Na indústria da construção civil, os equipamentos para obras podem ser alugados desde acessórios à maquinário pesado de alta performance.

De qualquer forma, é preciso ter uma equipe de operários treinada e inteirada de todos os procedimentos de segurança necessários para garantir que o objetivo inicial seja cumprido dentro do prazo estabelecido.

Se você está prestes a iniciar mais uma grande obra, preparamos este artigo onde você saberá quais são os 10 equipamentos para obras que são essenciais para o seu trabalho na construção civil!

Escavadeira

Muito requisitada em obras de grande e pequeno porte, a escavadeira tem como função escavar e transportar materiais de grandes proporções. Por ser bastante ágil, este equipamento realiza atividades pesadas de forma otimizada.

Minicarregadeira

Serve, principalmente, no transporte e remoção de materiais, como pedras, terra e outros entulhos. A minicarregadeira também é utilizada para nivelamento do solo.

Devido ao seu tamanho, é facilmente adaptável em qualquer terreno, além de realizar manobras em espaços reduzidos.

Andaime

Servem para suspensão e deslocamento do operário e de materiais em lugares elevados para realizar atividades em paredes e janelas.

É importante verificar se o operário está seguindo as normas de seguranças necessárias para realizar este tipo de trabalho, evitando possíveis acidentes.

Rolo compactador de solo e/ou asfalto

É utilizado para nivelar e comprimir superfícies, utilizando a força de percussão, preparando o solo para receber toda a estrutura necessária da obra.

Este equipamento substitui o imenso número de operários que seriam destinados a este serviço, pois, ao utilizar somente a força física, a conclusão desta primeira etapa demandaria bastante tempo. Com o rolo compactador, este serviço é realizado de forma acelerada.

Caçamba

É utilizado para descarte de entulhos e resíduos da construção. A presença de uma caçamba no canteiro de obras é essencial para evitar que todos esse material seja descartado em via pública.

Betoneira

Agiliza a preparação da massa de concreto (areia, cascalhos e água). A betoneira irá obter uma mistura com proporções corretas e pronto para aplicação em superfícies, evitando desperdícios de insumos.

Por ser utilizado em praticamente todas as etapas da construção, ter a betoneira disponível durante a obra é fundamental para garantir um melhor aproveitamento destes materiais.

Ferramentas de corte

Auxiliam o trabalho do operário no corte de materiais e superfícies mais rígidas. E para cada objeto, há uma ferramenta específica. São elas:

  • serra madeira;
  • serra mármore;
  • serra sabre;
  • cortadora de porcelanato;
  • multicortadora;
  • discos de corte

Trator de esteira

Por utilizar esteiras em vez de pneus, este tipo de trator é capaz de locomover-se facilmente em terrenos íngremes.

É requisitado para serviços de terraplanagem, escavação e reboque de cargas pesadas. Serve ainda para nivelamento do solo, formação de aterros e escavações.

Geradores de energia

Os geradores são utilizados para converter energia mecânica, solar e eólica em energia elétrica.

É essencial obter este equipamento em seu canteiro de obras sobretudo quando as condições de energia elétrica são mínimas ou não há rede elétrica disponível, evitando assim atrasos na conclusão da obra após uma queda abrupta de energia.

Além de ter geradores, é preciso se preocupar com a qualidade deles.

Empilhadeiras

Ideais para manipulação e transporte de materiais pesados de um local para outro. Podem ser elétricas ou movidas à combustão.

Este equipamento é fundamental para a obra pois facilita a locomoção de objetos e materiais necessários por todo o canteiro, poupando o operário em exercer um demasiado esforço físico em carregá-los.

Furadeiras

Assim como as ferramentas de corte, para cada objetivo existe um tipo específico de furadeira. Podem ser de impacto ou a bateria, e servem basicamente para fazer furos em qualquer superfície.

A furadeira é também utilizada na abertura de passagens de fios e instalações de placas e paredes. Certifique-se de que o profissional habilitado a manusear este equipamento está utilizando capacete, luvas e óculos de proteção.

Com essa lista, ficou muito mais fácil decidir quais equipamentos para obras escolher, não é mesmo?

Porém, é importante manter seu projeto devidamente adequado a alguns critérios de segurança.

Fale com o Whatsapp