Aluguel de equipamentos apresenta melhor relação custo/benefício.

ago - 30
2018
Caterpillar mineração

Aluguel de equipamentos apresenta melhor relação custo/benefício.

A contratação de equipamentos pesados tem sido cada vez maior por empresas de diversas áreas que precisam realizar serviços como terraplanagem, transporte de cargas pesadas e leves, serviços de mineração, reformas, infraestrutura, porque o aluguel de equipamentos apresenta melhor relação custo/benefício. No entanto, a decisão por comprar ou alugar os equipamentos nem sempre é tão fácil. A locação de equipamentos e soluções construtivas, mostra que o custo da locação é menor que a compra de máquinas e caminhões, além de conferir várias vantagens para as empresas.

A aquisição de equipamentos para realização de serviços é menos viável pelo fato de gerar despesas elevadas, com grande depreciação e alto valor de manutenção, além de muitas empresas não terem um espaço adequado para abrigar as máquinas. “A utilização de um equipamento moderno é algo crucial para qualquer segmento, pois torna os serviços mais rápidos e com menores custos. Engana-se quem pensa que, para possuir à disposição uma frota de maquinário atualizada, é necessário realizar investimentos exorbitantes. A solução para isso é optar pela  locação. Quando as empresas compram máquinas, espera-se que o veículo permaneça na frota por longos anos. Porém, em um curto espaço de tempo, surgem novas tecnologias capazes de modernizar os processos e sistemas presentes no equipamento, tornando-se necessárias as substituições”, explica Paulo Tagliaferri.

Principais vantagens da locação de equipamentos – Segundo Tagliaferri, um dos fatores que deve ser levado em consideração quando se trata de aquisição de caminhões e máquinas é o alto custo de manutenção. “Devido à utilização rotineira, é extremamente comum a necessidade de realização de reparos nas máquinas e, quando a empresa é proprietária da frota, o custo, muitas vezes, se torna insustentável. Esse fato demonstra mais uma vez os benefícios da locação, levando em consideração que, quando a frota é alugada, as manutenções são relacionadas nos contratos, ficando à cargo da empresa contratada”, acrescenta.

Outra vantagem na locação de máquinas está relacionada aos valores de seguros e sistemas de rastreamento. Quando a frota é própria, as empresas ficam responsáveis pelo pagamento dos seguros obrigatórios e demais apólices. Já a locação cobre tais custos, gerando maior economia aos projetos da empresa. O sistema de rastreamento também se trata de um custo que pode ser evitado mediante a locação de maquinários, pois muitas disponibilizam aos clientes o equipamento com sistema de monitoramento, que permite acompanhar as operações em tempo real, com segurança e sem custos extras.

Não são todas as empresas que possuem grandes pátios de armazenamento. Nesse sentido, para que o maquinário fique protegido, é preciso alocá-los em um segundo espaço, gerando mais custos durante a execução de uma obra. “Com a locação, a empresa garante a facilidade de utilizar as máquinas apenas quando for necessário no projeto, excluindo a necessidade de mantê-las paradas em algum local”, declara Tagliaferri diretor da 4Machines.

 

Fale com o Whatsapp