Manutenção preventiva de máquinas agrícolas deve ser feita diariamente

jul - 25
2018
manutenção tratores

Manutenção preventiva de máquinas agrícolas deve ser feita diariamente

A manutenção preventiva é muito importante para garantir vida longa aos equipamentos agrícolas no campo. Por isso, é importante fazer a checagem diária dos componentes do motor, como os filtros de ar, combustível, radiador de água, óleo do motor, bombas hidráulicas e da cabine, correias, além da checagem diária na calibragem dos pneus.

Levando em consideração as horas trabalhadas, o tipo de solo e a atividade realizada pelo equipamento, também é importante contar com o auxílio de um especialista em manutenção, com o objetivo de evitar quebras inesperadas no campo.

Um cuidado especial com os equipamentos na entressafra contribui para evitar paradas inesperadas. A sua periodicidade depende do uso da máquina e das horas trabalhadas, por isso, é preciso seguir as recomendações contidas no manual do fabricante, que orienta as revisões em cada período. Vale salientar que o produtor deve fazer uma revisão em todos os itens do motor, filtros, correias e mangueiras e fazer a substituição destas peças quando apresentam desgaste. Verificar a calibragem e os sulcos dos pneus para ver se estão em bom estado e substituí-los se necessários, assim como os componentes de suspensão.

Para manter a lataria dos tratores em bom estado, é importante armazenar a máquina em local coberto, o que também conserva o estofamento que deve ser limpo com produtos neutros. Também é importante a revisão no sistema de ar-condicionado para troca de filtros, no caso de tratores cabinados.

Fale com o Whatsapp