Quem pesa mais, gasolina, álcool ou diesel?

jul - 09
2018
gasolina

Quem pesa mais, gasolina, álcool ou diesel?

A relação entre peso e volume é chamada de massa específica. Se o peso for expresso em gramas (g) e o volume em litros (l), a massa específica será expressa em g/l. Como a massa específica dos líquidos varia com a temperatura, é importante que esta propriedade seja fixada. Geralmente no Brasil assume-se como referência, a temperatura de 20°C.

O álcool anidro é uma substância pura e sua massa específica é 791,5 g/l (no máx.). O álcool hidratado é uma mistura de 2 substâncias puras (álcool anidro e água), sendo a sua massa específica especificada pela ANP, de 805,0 a 811,0 g/l (na importação, distribuição e revenda).

A gasolina e o diesel são misturas de várias substâncias, de forma que o peso de 1 litro dependerá de quais substâncias estão presentes. Em geral, a gasolina sem álcool (gasolina A) apresenta densidade variando de 700 a 770 g/l (esta faixa inclui tanto gasolina comum como a premium). No Brasil adiciona-se álcool anidro à gasolina A (gerando a gasolina C). Devido a isto, a densidade da gasolina encontrada nos postos brasileiros irá variar de 718 a 775 g/l. Os aditivos para gasolina geralmente têm um impacto muito pequeno na massa específica e podem ser desprezados. Em outras palavras, a massa específica do combustível aditivado pode ser considerada igual ao do comum.

Já o diesel, apresenta faixas de massa específica diferentes para o óleo diesel metropolitano e interior. Enquanto que o metropolitano apresenta densidade variando de 820 a 865 g/l, o diesel interior varia de 820 a 880 g/l.

Fale com o Whatsapp